Mãos à Obra

Projeto financiado pelo Programa Escolhas Pontuais durante o ano de 2014 e atualmente em desenvolvimento sob responsabilidade financeira da FISOOT.

Este Projeto de intervenção comunitária pretende promover a empregabilidade e combater o desemprego e a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho através da prática de serviços à comunidade (limpezas domésticas/acompanhamento de idosos e crianças/ costura/carpintaria/ bricolage e pequenas obras). Ambiciona-se então, que todo o envolvimento das pessoas promova a integração no mercado de trabalho dos públicos mais vulneráveis.

Assim, apontamos como objetivos: reduzir as assimetrias sociais, as desigualdades face situação de emprego/desemprego; promover a participação ativa e integrada dos cidadãos e cidadãs; formar os jovens no domínio das competências pessoais, sociais e profissionais; melhorar o perfil de empregabilidade dos contemplados no projeto; contribuir para a redução de estereótipos e preconceitos relativos às pessoas provenientes de contextos socioeconómicos desfavoráveis.

Todos os indivíduos que integram a equipa de serviços, têm ainda a oportunidade de passar por um processo de formação em competências pessoais e sociais. Para além destas valências será importante referir que são também desenvolvidos workshops técnicos de acesso à comunidade.

Este projeto foi alvo, durante o ano de 2015, de uma análise de IMPACTO SOCIAL efetuada no âmbito do Programa IMPACTO SOCIAL 2015, sendo importante referir que se chegou a um Social Return on Investment (SROI) de 1:3,94€, o que quer dizer que cada euro investido tem um valor real de 3,94€.

http://maosaobra.fisoot.org/